A Prefeitura de São Sebastião informa que o Hospital de Clínicas da região central e o Hospital de Clínicas da Costa Sul possuem 3 usinas próprias de produção e armazenamento de oxigênio.
As unidades contam também com dois sistemas de “backups”, o que assegura um fornecimento de oxigênio para até 5 dias em caso de eventuais interrupções de produção. Isso garante total autonomia no tratamento aos pacientes.
Até o momento e desde o início da pandemia não há qualquer registro de pacientes que tenham sido prejudicados por falta de oxigenação.
Desde o início da pandemia, São Sebastião conta com 3332 casos confirmados, dos quais 3072 recuperados e 186 pacientes atualmente estão em quarentena domiciliar. No total, houve 61 óbitos e há, no momento, 13 pessoas internadas com Covid-19.
Jamais houve superlotação no sistema municipal de saúde, resultado de todas as ações de combate ao novo coronavírus realizadas pela prefeitura.
São Sebastião liderou em 2020 o índice de isolamento social no estado durante a pandemia. É, ainda, um dos municípios brasileiros que mais realizou testes na população – mais de 24 mil pessoas até o momento, o que representa mais de 27% do total de habitantes.
Equipes da prefeitura têm atuado com rigor desde o ano passado na fiscalização para evitar aglomerações, que resultou no fechamento de alguns espaços de eventos da cidade. Ao longo de 2020 e também nos feriados de Natal e Ano Novo foram feitas barreiras sanitárias nas estradas que dão acesso ao município.