Campanha Novembro Azul vai até 30 de novembro nas USFs de Costa Norte a Costa Sul
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS) realiza durante todo este mês, nas 24 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, a Campanha Internacional Novembro Azul, que visa a conscientização da saúde do homem, em especial sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata – que atinge principalmente a faixa etária de maiores de 65 anos – e da realização de exames de rotina para acompanhamento da saúde.
Os homens são informados, participam de palestras e realizam testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), nas unidades mais próximas de sua residência.
Durante as ações da campanha Novembro Azul, eles são orientados por todos os membros da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) sobre a importância dos cuidados em saúde e recebem orientações a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais idosos. Seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos.
Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todas as medidas de higienização, como o uso obrigatório de máscaras e a utilização de álcool em gel, estão sendo tomadas, durante as consultas, exames e Campanha Novembro Azul.
Próstata
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
– dor óssea;
– dores ao urinar;
– vontade de urinar com frequência;
– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de Risco
– histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
– obesidade.
Prevenção e Tratamento
Segundo o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.