Em São Sebastião a Casa Poderosa está preparada para atender a todas as mulheres que precisam de ajuda e, em breve, terá uma unidade na Costa Sul
No dia Internacional de Luta contra a Violência da Mulher – celebrado em 25 de novembro – a primeira-dama de São Sebastião, Michelli Veneziani, destaca as políticas públicas de enfrentamento e combate à violência contra a mulher que, desde 2017, vem sendo implantadas na cidade.
“A implantação da Casa Poderosa, o aplicativo com o botão do pânico e ações como curso de defesa pessoal e o fortalecimento da patrulha Maria da Penha faz com que nossa cidade tenha um olhar especial voltado para a proteção das nossas mulheres”, disse a primeira –dama Michelli Veneziani.
A Casa Poderosa, por exemplo, foi regulamentada pela lei municipal 2763/2020 e inaugurada no dia Internacional da Mulher (08 de março), o espaço é dedicado exclusivamente às vítimas femininas de violência ou em situação de vulnerabilidade social, tornando-se referência de acolhimento, fortalecimento e resgate da cidadania. Desde a sua inauguração foram mais de 40 mulheres vítimas de violência atendidas pela instituição.
“Nossa meta é implantar uma unidade na Costa Sul sempre promovendo ações em parceria com o Fundo Social a Fundação de Saúde Pública, as secretarias de Segurança, Saúde, a Coordenadoria da Mulher e a OAB”, acrescentou Michelli.
Outra importante ferramenta no combate à violência está dentro do aplicativo “Social São Sebastião”, o chamado botão do Pânico que integra a rede de proteção de políticas públicas para as mulheres. “É uma forma segura, silenciosa e rápida para a vítima pedir socorro. Já que no momento em que o botão é acionado o sinal chega ao COI (Centro de Operações Integradas) e imediatamente uma viatura da GCM faz o atendimento da ocorrência”, finalizou Michelli.
Serviço:
A Casa PodeRosa fica na Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 815, na Vila Amélia.