A Organização Mundial de Saúde (OMS) permanece ressaltando a importância da testagem para coronavírus na população para que se possa ter a dimensão da pandemia em cada região. Recentemente, o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que serão fornecidos 120 milhões de testes de diagnóstico rápido para Covid-19 para países de baixa e média renda.
Testar deve ser um dos procedimentos a ser mantido, enquanto não houver vacina, para identificar os contaminados, realizar o devido isolamento domiciliar dos positivados e dos seus contactantes e dar o tratamento apropriado para a recuperação de todos os pacientes.
São Sebastião, desde o início da pandemia, tem realizado testes rápidos na população de Costa Norte a Sul do município. De forma organizada e planejada, a testagem para Covid-19 tem sido realizada, em sua maioria, separada em segmentos da sociedade.
Os cerca de 15,5 mil testes já realizados atenderam os profissionais da saúde, de segurança e salvamento, equipes de limpeza, funcionários de agências bancárias, supermercados, depósitos de materiais de construção, farmácias, postos de gasolina, salões de beleza, hotéis, condomínios, restaurantes, bares, motoboys, portuários, jornalistas, líderes religiosos, professores de educação física e comerciantes.
Para os próximos dias, mais segmentos serão testados, como os servidores municipais e os funcionários das escolas estaduais e particulares.
Em prédio equipado para atender a população, São Sebastião implantou a Central de Monitoramento e Testagem – localizada na Rua Armando Sales de Oliveira, nº 340, Centro – que, além de concentrar a realização de testes rápidos, também acomoda a equipe de monitoramento dos pacientes positivados e seus contactantes.
Até o momento, São Sebastião chegou a marca de 17,5% da população, tendo 1.782 casos confirmados e 1.552 pessoas recuperadas.