A Prefeitura de São Sebastião informa que os bloqueios sanitários educativos, realizados nos dias 5, 6 e 7 de setembro, somaram cerca de 5.000 veículos abordados pelas equipes de segurança e saúde do governo municipal. Os bloqueios ocorreram no Jaraguá e Canto do Mar – bairros da Costa Norte do município e divisa com Caraguatatuba –, e em Boraceia, bairro da Costa Sul, divisa com a cidade de Bertioga.
Os condutores e ocupantes dos veículos tiveram a temperatura corporal medida pelas equipes da SESAU e Vigilância Sanitária, e responderam um breve questionário, além de serem monitorados e orientados sobre possíveis sintomas. Os pneus dos veículos foram desinfetados com hipoclorito de sódio.
A Guarda Civil Municipal (GCM) e Vigilância Sanitária realizaram ações de fiscalização nas praias Cigarras, Arrastão, Barequecaba, Maresias, Cambury, Juquehy, Barra do Sahy, Baleia, Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande.
Ao todo, foram fiscalizados ao menos 24 estabelecimentos em bairros da Costa Sul e outros 19 da Costa Norte. Durante os últimos três dias, os agentes estiveram em locais como estacionamentos, residências, quiosques, campings, além de hotéis e pousadas.
Vale considerar ainda o município sebastianense ter se tornado referência de ações que colaboraram para a alta taxa de recuperados, e destacar ainda que São Sebastião é uma das cidades com um dos menores índices de letalidade do Brasil, e exemplo no tratamento contra a doença.