Primeira fase do empreendimento consiste na implantação de redes coletoras, estações elevatórias de esgotos, linhas de bombeamento e ligações domiciliares
A Sabesp acaba de concluir o processo de licitação para a execução da primeira fase das obras do sistema de esgotamento sanitário de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, que vai coletar e tratar o esgoto da comunidade.
Foi vencedor o Consórcio SES Maresias, integrado pelas empresas Allonda Engenharia e Construção, Água Forte Saneamento Ambiental e Cosatel Construções, Saneamento e Energia, pelo valor de R$ 28,9 milhões.
Publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última semana, o encerramento da licitação é o ponta pé necessário para a próxima fase: a elaboração do contrato, montagem do canteiro e início das obras que integram o Programa Onda Limpa.
Conforme explica o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno: “Oferecer saneamento de qualidade e preservar o meio ambiente é a missão da Companhia, assim atender a esta demanda e fazer com que a coleta e o tratamento de esgotos em Maresias sejam realidade é um compromisso da Sabesp com São Sebastião. E a licitação da segunda etapa do empreendimento, que consiste na construção da estação de tratamento de esgotos do sistema Maresias, deve acontecer também em 2020”, ressaltou Bueno.
O SES – Sistema de Esgotamento Sanitário Maresias, cujo investimento total é de R$ 75 milhões, será composto por 27 km de redes coletoras, estações elevatórias de esgotos, 2 km de linhas de recalque (para bombeamento do efluente doméstico), além da Estação de Tratamento de Esgotos. O empreendimento deve gerar 70 empregos em cada fase (contrato) e, com a conclusão das obras da 1ª e 2ª etapas, 23,4 mil moradores serão diretamente beneficiados.