Além de realizar o recolhimento de lixo de praias e rios, a ONG continua realizando atendimentos individualizados para impulsionar a educação de jovens em situação de vulnerabilidade social
No próximo dia 21 de setembro, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, os colaboradores do Instituto Verdescola farão a limpeza de rios e praias de São Sebastião. O projeto acontece em parceria com o Instituto Conservação Costeira (ICC) e a Petrobras. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, a atividade irá incluir os alunos da ONG de maneira remota.
Primeiramente, a equipe de educadores irá produzir um vídeo da coleta de resíduos no dia da ação. E o objetivo é incentivar os jovens a fazerem o mesmo. Cada jovem receberá um saco de papel pardo para recolher o lixo nas proximidades de suas casas. O material pode ser entregue na sede da ONG para a mensuração de quantos quilos de resíduos foram recolhidos ao final da ação; como é feito todos os anos.
Além desse trabalho de conscientização ambiental, o Instituto Verdescola apoia a educação de jovens de comunidades do por meio do atendimento individualizado. O objetivo é prestar apoio pedagógico e emocional durante a pandemia para que sejam reduzidos os impactos do fechamento das escolas, principalmente àqueles sem acesso a aulas a distância em meios digitais. Todos os protocolos sanitários são cumpridos, como o distanciamento, uso de máscara e atendimento em áreas arejadas na sede da ONG, como pátios e corredores.
O atendimento serve tanto para os jovens tirarem dúvidas de conteúdos que estão tendo na escola de forma remota quanto para desenvolver a cognição e o emocional. Quinzenalmente, são distribuídos kits de atividades relacionadas a matérias como matemática, português, robótica, artes, esportes e ensino emocional. Os exercícios possuem um cronograma para serem feitos, o que ajuda na organização dos estudos. Os educadores também apoiam os estudantes por meio de grupos de Whatsapp.
Os alunos que frequentarem o atendimento também terão acesso a intervenções culturais e peças teatrais ligadas à educação e cidadania. Esse projeto faz parte da celebração dos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é uma iniciativa realizada em conjunto com a Petrobras.
Sobre o Instituto Verdescola (http://verdescola.org.br/)
Fundado em 2008 na Vila Sahy, em São Sebastião, com o apoio dos moradores da Baleia e Barra do Sahy, a ONG atua em projetos culturais, de esporte, educação – reforço escolar, cursos técnicos e de qualificação, apoio psicoemocional – e socioambiental. Ao longo desses 12 anos tornou-se referência de apoio à comunidade, extrapolando os limites da educação a fim proporcionar dignidade e oportunidade às pessoas. Hoje, o Verdescola atende diariamente 1,2 mil crianças, jovens e adultos na região.