Mais uma vez a Prefeitura de São Sebastião sai na frente e lança um novo recurso para auxiliar vítimas de violência doméstica. Trata-se do chamado ‘botão do pânico’ disponibilizado no aplicativo “Social São Sebastião” no ícone da Casa Poderosa.
Segundo a primeira-dama, Michelli Veneziani, o objetivo principal do recurso é garantir o atendimento imediato da mulher vítima de violência já que, no momento em que o botão é acionado, o pedido de socorro chega ao Centro de Operações Integradas (COI) e uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) vai até o local de onde partiu o chamado. “É o primeiro aplicativo municipal de proteção às mulheres vítimas de violência. Sem dúvida, mais uma conquista para todas as mulheres de nossa cidade”, disse.
Dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) mostram que, de janeiro até julho, foram feitos 55 atendimentos de vítimas de violência doméstica pela Casa Poderosa ou por meio de notificações de violência emitidas pela Secretaria de Saúde. “Todos estes casos continuam sendo acompanhados pelo Creas ou pela assistente social da Casa Poderosa”, explicou Michelli.
Além do atendimento feito pelo Creas, São Sebastião conta com a Casa Poderosa que, desde o início de seu funcionamento, no mês de março, já fez mais de 20 atendimentos que vão do acolhimento no local, conversas com a assistente social, auxílio jurídico, atendimento psicológico e até de enfermagem.
Há também a Patrulha Maria da Penha, implantada em 2017 e, desde então, a Guarda Civil Municipal fiscaliza medidas protetivas. Do início de seu funcionamento até o mês de junho de 2020 já foram mais de 350 atendimentos realizados.
“Estamos avançando na rede de proteção e nas políticas públicas voltadas para as mulheres vítimas de violência e que engloba atendimentos e ações de saúde, cidadania, assistência social, cursos profissionalizantes, entre outros”, finalizou Michelli.
Recentemente Michelli também liderou, em São Sebastião, a campanha “sinal vermelho contra a violência” que tem como principal objetivo oferecer um canal silencioso para que as mulheres possam pedir ajuda nas farmácias de toda a cidade.