ONG localizada no litoral norte de São Paulo apoia os estudantes por meio do reforço escolar e emocional seguindo todos os protocolos sanitários
Há cerca de quatro meses as aulas presenciais foram interrompidas no Estado de São Paulo por conta da pandemia do novo coronavírus. As escolas fazem o máximo para que os alunos continuem acompanhando os conteúdos remotamente, mas a situação se agrava quando se trata de pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com pesquisa do Datafolha, 75% dos alunos da rede pública de São Paulo sofrem com sentimentos negativos como a ansiedade ou irritação durante o isolamento social; e 33% dos pais não têm certeza se os filhos darão continuidade aos estudos.
A fim dar apoio escolar e psicológico, o Instituto Verdescola, ONG com foco em educação localizada no litoral norte de São Paulo, atende diariamente jovens em situação de vulnerabilidade social de forma presencial e individualizada. O objetivo é apoiar o desenvolvimento educacional por meio do reforço escolar e dar suporte emocional ao terem contato com um professor presencialmente. Os encontros acontecem na sede do Instituto em locais arejados, com distância mínima de 1,5m, uso de máscara e separação de acrílico entre o educador e o aluno. Todos os protocolos de saúde estão sendo respeitados a fim de minimizar riscos de infecção.
Esse projeto, que apenas na primeira semana de agosto atendeu 187 estudantes, faz parte de uma série de esforços que a ONG vem fazendo para diminuir os efeitos negativos da pandemia nas comunidades da região. Neste ano, já foram entregues mais de 6 mil cestas básicas; cerca de 25 mil máscaras e mais de 6 mil frascos de álcool em gel. Houve também a distribuição de doações de 2,2 mil ovos de páscoa, dezenas de refeições para profissionais da saúde e, atualmente, estão sendo arrecadados dispositivos eletrônicos – como celulares e tablets – para viabilizar o estudo remoto aos jovens que não possuem esses recursos.
Os projetos do Instituto Verdescola visam suprir necessidades materiais dos indivíduos neste momento de emergência e crise gerado pela pandemia. No entanto, o propósito da ONG vai além: é garantir a educação de qualidade e a consciência ambiental para gerar autonomia aos jovens. As ações ressaltam o significado do Dia do Voluntariado, que é comemorado no dia 28 deste mês, já que os objetivos têm sido cumpridos graças ao apoio de pessoas que se dispuseram a entregar mantimentos às famílias em necessidade.
Sobre o Instituto Verdescola (http://verdescola.org.br/)
Fundado em 2008 na Vila Sahy, em São Sebastião, com o apoio dos moradores da Baleia e Barra do Sahy, a ONG atua em projetos culturais, de esporte, educação e socioambiental. Ao longo desses 12 anos tornou-se referência de apoio à comunidade, extrapolando os limites da educação a fim proporcionar dignidade e oportunidade às pessoas. Hoje, o Verdescola atende cerca de 1,2 mil crianças, jovens e adultos na região.