plataformas digitais variadas para aprimorar ensino remoto
Home Noticias Professores da rede municipal de São Sebastião inovam e utilizam plataformas digitais variadas para aprimorar ensino remoto
Crédito: Divulgação | PMSS
Professores da rede municipal de ensino de São Sebastião estão usando a criatividade e utilizando diversas plataformas digitais para o desenvolvimento de atividades, para garantir o ensino a todos os alunos durante a pandemia pela COVID-19.
Um exemplo é o método utilizado pela professora de matemática, Helenita Nagatani, da Escola Municipal Nair Ribeiro de Almeida (Juquehy). Ela gravou dois vídeos, disponibilizou aos alunos tanto por Youtube quanto por Whatsapp: um deles conta a lenda do Tangram e o outro ensina uma receita de esfirra com ingredientes que os alunos receberam no kit de alimentação.
Seu método de ensino foi destaque em entrevista para a revista digital Nova Escola. “Em sala de aula, eu sempre gostei de apresentar a matemática de forma prática, por exemplo, ensinando unidades de medida por meio de receitas. Nesse momento da pandemia, resolvi registrar atividades desse tipo em vídeo”, conta Helenita.
Já o professor de inglês, Marcelo Takemoto, das Escolas Municipais Luiza Helena de Barros (Barequeçaba), Profª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro (Pontal da Cruz) e Prof. Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), diversificou a forma de contato com os alunos e lançou mão de diversas plataformas: Google Meet, Whatsapp, Youtube, Google Forms e atendimento por e-mail.
“Eu fui pego de surpresa e não tinha experiência com aulas remotas nem mesmo com edição de vídeo, achava muito avançado e, estar trabalhando desta forma, é algo novo e interessante, porque eu acabei tendo que estudar algo que eu não sabia para poder aplicar nas aulas”, relatou Marcelo.
Fernando Luciano, professor de matemática das Escolas Municipais Henrique Botelho (Vila Amélia) e Profª Cynthia Cliquet Luciano (Canto do Mar), faz o uso dos aplicativos como Facebook, Whatsapp, Youtube e videoconferência no Zoom.
“A ideia, no início, era criar um grupo no Facebook e postar as atividades, mas achei melhor começar no Youtube, com passo a passo dos conteúdos utilizados. É difícil, é complicado… Procurei outras alternativas e gostei da plataforma Zoom, pois achei que eu me sentiria mais útil e mais verdadeiro na aprendizagem por videoconferência, podendo aparecer em tempo real para os alunos”, comentou Fernando.
* Com a supervisão de Raquel Luciano