A Prefeitura de São Sebastião anunciou, nesta terça-feira (14), o estabelecimento de novas medidas para andamento da terceira fase do Plano de Reabertura Gradual da Economia do município, em vigor desde o último dia 16 de junho. As regras têm início imediato e se estendem até o dia 21 de julho, quando serão reavaliadas.
A flexibilização de setores do comércio e serviços contempla restaurantes, cafés, lanchonetes, sorveterias e bares, que passam a atender até as 22h, respeitando o limite de 30% da capacidade. As regras de atendimento envolvem medidas como manter mesas afastadas uma das outras numa distância mínima de dois metros e com máximo de seis pessoas.
No caso de estabelecimentos como adegas, bares e ambulantes, sem comércio de alimentos, o funcionamento ocorre até as 18h. Vale ressaltar que não será permitido consumo em ruas e calçadas, após este horário. Já os ambulantes de alimentação e bebida, vestuário (sem a prova de roupas) e artesãos poderão funcionar em seus pontos de origem, até as 22h.
O funcionamento com capacidade reduzida de até 30% também fica permitido para estabelecimentos como academias, estúdios de pilates, escolas de natação e hidroginástica, seguindo as recomendações do Conselho Regional de Educação Física (CREF), com aulas mediante agendamento prévio.
As atividades do setor de ecoturismo podem receber grupos familiares de no máximo 6 pessoas. Outra novidade é a liberação de atividades físicas ao ar livre e na areia da praia, todos os dias da semana, exceto para práticas de esportes coletivos de contato, sem aglomeração.
As determinações incluem ainda a liberação de acesso ao Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, região central do município, junto com a abertura dos quiosques de alimentação, sem mesas e cadeiras, seguindo os protocolos sanitários.
O Comitê de Estudo e Gestão de Reabertura da Economia de São Sebastião é formado por representantes da rede hoteleira, Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), associações de surf e de náutica, Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (ACESS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e secretarias de Turismo (SETUR), Saúde (SESAU) e Vigilância Sanitária, Fazenda (SEFAZ) e Assuntos Jurídicos (SAJUR) da Prefeitura de São Sebastião.
Confira o decreto – clique aqui.
Confira as novas regras de flexibilização – clique aqui.