Prefeitura inova em plataformas tecnológicas para atender a população
O Governo do Estado de São Paulo lançou na última segunda-feira (15), o programa IdeaGov, com o intuito de identificar propostas para combater e minimizar os impactos do coronavírus na saúde da população. Empreendedores, empresas, pesquisadores e entidades de todo o país vão poder inscrever suas propostas nas modalidades Desafios do Governo e Ofertas Tecnológicas do Mercado.
Dividido em duas categorias, Desafios do Governo, tem como proposta encontrar soluções inovadoras de empresas e organizações científicas (pesquisas) de qualquer porte para desafios concretos voltados ao enfrentamento do coronavírus no cenário atual. Já a modalidade de Ofertas Tecnológicas do Mercado é um canal para receber propostas de tecnologias, relacionadas ao combate da COVID-19, em diversos formatos, tais como, produtos, serviços, ou processos para a área da saúde pública.
A Prefeitura de São Sebastião, pioneira, e exemplo, desde o início da pandemia, inovou ao se antecipar em diversas diretrizes propostas pela OMS e governos federal e estadual. A criação do comitê de gestão de crise firmou planejamentos e direcionamentos para conter a proliferação do coronavírus (Covid-19), numa cidade turística com características peculiares, como 114 Km de extensão, em que os protocolos e procedimentos foram definidos, também, por estes fatores.
Diante deste cenário, durante toda a quarentena, São Sebastião manteve a liderança no ranking de adesão ao isolamento social do estado, segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). A cidade foi à única, entre os 645 municípios estaduais, a apresentar o Plano Municipal de Reabertura Gradual da Economia, com a participação de todos os setores econômicos do município e ordenado com o Plano São Paulo do governo estadual.
A testagem rápida para covid-19 foi realizada em mais de sete mil moradores (8% da população) de diferentes regiões e segmentos para uma amostragem maior de diagnóstico e combate ao coronavírus que superou a meta nacional, correspondente a 5% dos brasileiros. Os testes em massa são os mecanismos mais importantes para reduzir a velocidade de contágio. Além disso, foram feitas barreiras sanitárias educativas, em antecipações e feriados, cujo objetivo foi aumentar a conscientização de moradores, veranistas, fornecedores, turistas, entre outros.
Outro diferencial é a utilização de plataformas tecnológicas para informar, orientar e prestar assistência e atendimento a população sebastianense, com a criação de ferramentas que são fundamentais para manter o distanciamento social, uma das principais defesas no combate a proliferação da doença.
Entre essas ferramentas estão o Portal São Sebastião na Luta Contra o Coronavírus – conteúdo informativo e atualizações diárias -, Fale com a Saúde #coronavírus, Plantão Psicológico, Apoie o Comércio local de São Sebastião, App de Assistência Social, onde os usuários cadastrados no CadÚnico podem solicitar e receber benefícios sociais do governo federal, estadual e municipal (Bolsa Família, Aluguel Social, Vale-transporte, Auxílio alimentação e Auxílio Funeral), além de treinamentos digitais para comerciantes e empreendedores, aulas esportivas, pedagógicas e de formação profissional, que envolvem todas as secretarias, exceto os serviços essenciais que continuam de maneira intensificada.
Para Ândreas Bezerra, moradora do bairro Topolândia, as medidas adotadas pela Prefeitura de São Sebastião são eficazes. “O planejamento atendeu a necessidade de todos. Sou funcionária de uma loja de cosméticos e reabrimos com todos os cuidados de higiene necessários, garantindo a minha saúde e a do cliente. Se o governo municipal não tivesse planejado essa reabertura gradual, hoje estaríamos ainda fechados, como acontece em outras cidades do país. Uma reabertura com consciência e segurança pública sanitária, afinal ainda não estamos livres do vírus”, afirmou Ândreas.
Portal da Transparência
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em seu último relatório, publicado na última segunda-feira (15), divulgou que a Prefeitura de São Sebastião atende a todos os critérios de controle e transparência em contas públicas, na divulgação de ações e destinação de recursos financeiros aplicados no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Segundo o Painel Covid-19/TCE-SP, a administração municipal, por meio do portal da transparência, ícone especifico sobre a pandemia, publica e divulga criteriosamente atos, receitas e despesas, decorrentes ao estado de calamidade pública municipal, desta doença, considerada a maior crise mundial sanitária do século 21.