Mesmo sem data definida para retomada, Protocolo foi apresentado à Prefeitura de Aparecida
Matheus Andrade – Assessoria de Imprensa SN
Protocolo Santuário Nacional para retorno das atividades (COVID-19)
A Basílica da Padroeira do Brasil recebeu a visita, na manhã desta sexta-feira (26), de equipes da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise da Prefeitura de Aparecida. Na ocasião, foram apresentados os protocolos que o Santuário Nacional desenvolveu para a retomada das atividades celebrativas com a presença de devotos, quando assim for possível.
O plano apresentado detalha o fluxo que os romeiros deverão seguir ao adentrarem o complexo de acolhida da Basílica, abordando desde a aferição de temperatura corporal a que estarão sujeitos, até a orientação sobre os locais que os fiéis deverão ocupar dentro do templo.
As medidas de higienização que foram reforçadas, inclusive com aquisição de novos totens com álcool em gel, bombas costais para higienização de grandes espaços e a aquisição de equipamentos de proteção individual para os funcionários, bem como o treinamento que as equipes de atendimento direto ao público receberam, também foram objeto da apresentação.
Desde o início do período de quarentena no estado de São Paulo, o Santuário Nacional já adotou medidas que visam o combate à Covid-19. Em vários pontos, há sinalização reforçando a obrigatoriedade do uso de máscaras, orientação sobre distanciamento adequado e higienização frequente das mãos.
O Santuário Nacional está preparado para a retomada de suas atividades e aguarda apenas a definição da Prefeitura de Aparecida.