Crédito: Luciano Vieira | PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou uma ação, nesta quarta-feira (17), para orientar os moradores sobre a ligação gratuita do esgoto de seus imóveis à rede coletora, mediante a adesão ao programa “Se Liga na Rede”, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Esse programa visa atender residências que estão em ruas que possuem uma rede coletora.
Nesta operação, agentes do Departamento de Fiscalização Ambiental, em conjunto com funcionários da SABESP, visitam os imóveis de bairros da Costa Norte do município e fazem o cadastro e, assim, poder se beneficiar com o programa. Vale ressaltar que é seguro atender a esses profissionais, pois estarão devidamente credenciados.
Para aderir ao programa, é necessário concordar com o termo de adesão do “Se Liga na Rede”. A partir daí, agenda-se a obra e, no final, o resultado da reforma é igual ou melhor ao que se apresentava anteriormente.
A iniciativa, oferecida pelo município desde agosto do ano passado, beneficia famílias com renda total de até três salários mínimos, residentes dos bairros Canto do Mar, Enseada e Jaraguá. Segundo o controle realizado pela SABESP, do total de 780 ligações previstas em agosto do ano passado, restam ainda 430 imóveis a serem atendidos.
O “Se Liga na Rede” colabora diretamente com as famílias beneficiadas e, indiretamente, com a população sebastianense, pois faz com que o esgoto deixe de ser lançado inadequadamente, contribuindo para a qualidade de vida dos moradores e para a despoluição de rios, córregos e mananciais.
O serviço já tem uma programação estabelecida e inicia após a visita de um agente cadastrador, porém é possível antecipar o trabalho fazendo a solicitação através dos números (12) 3893-4000 ou (12) 98123-6155.